Quem precisa fazer review de quarter para um período sabático? 😂 - Talvez seja minha forma de deixar de forma paulatina o trabalho, mas resolvi compilar o que foi feito nesse primeiro trimestre “sem trabalhar”. Minha decisão de tirar um sabático, após minha passagem na Lambda3, veio para que eu pudesse me reconectar e me dedicar às coisas que há tempos não fazia: estudo, saúde física e mental, comunidade e vida familiar.
Posso dizer que está tudo correndo dentro do planejado. Alguns percalços e dúvidas no caminho, mas esse primeiro trimestre ja reflete uma retomada de atividades que sempre me definiram, mas estavam um pouco esquecidas. Minha participação em Comunidades de Software, o principal item negligenciado nos últimos anos.
Tem sido interessantes acompanhar a liderança da Double Dash Studios como conselheiro, e quero agradecer pela oportunidade de conhecer um novo mercado para mim. Esta sendo divertido.
Comunidades e Conteúdo
Aceitei alguns convites para bater papo e também para apresentar um pouco das bases teóricas da fundação da Lambda3. É sempre um prazer poder falar das motivações e do modelo de gestão que se concretizou eficiente e rentável no longo prazo, além de uma abordagem diferente sobre gestão.
Em Janeiro participei do evento Tech Leadership Conference, da Forja, trazendo as bases do trabalho de gestão da Lambda3: fundação, princípios, práticas e casos.
No mesmo mês acabei passando algumas semanas outdoor em Chaltén, e já escrevi bastante a respeito aqui no blog, além do relato da Trilha Vuelta ao Huemul.
Nos últimos 2 mês, participei mais ainda, me conectando com a comunidade do POGCast, falando principalmente sobre o momento atual, desenvolvimento de software e as bases do desenvolvimento agil.
Aqui, vale a menção de uma visão minha sobre como o estado atual o mercado, que deixou de ter acesso fácil a capital de risco, impacta a vida do desenvolvedor e suas eventuais possibilidades de trabalho. No mundo que se ajeita no momento, lucratividade das startups é o objetivo predominante, e é imperativo que as pessoas se adaptem para se manter relevante nesse mercado.
Há algumas semanas participei do TDC Summit Inteligência Artificial, e foi muito bacana rever amigos e contribuir com as discussões. Escrevi um relato sobre o que acredito ser um ponto crucial para a discussão sobre o uso de plataformas de IA nas empresas e produtos que estamos construindo!
Por último, nessa última semana de março, participei do Podcast Devs 40+, falando sobre inteligência artificial, vida de empresário, trabalho e futuro, numa conversa mais descontraída
EMBED Devs 40+
Estudos
Estou priorizando a leitura de livros no momento, buscando construir uma base de conhecimento relacionado ao tema que estou me especializando: inteligência artificial. Por enquanto, a maior parte das leituras foram leves e despretensiosas. Não vai durar muito, mas foram importantes para que eu posicionasse bem esse início de leitura.
Acredito que devemos estudar em público, compartilhando nossas percepções e visões sobre o que estamos estudando, e por isso eu tenho feito resenhas dos livros que estou lendo. A lista de livros que li, com as percepções:
- On Earth we are Briefly Gorgeous, Ocean Vuong - incrível, recomendo muito!
- Tornar-se Negro, Neusa Santos Souza - Recomendo!
- Genesis - Human Experience in the age of artificia intelligence, Luke Soon - Péssimo! Não Leia
- Sunvalt. - Stories of Solar Punk and Eco-speculation, - Mediano
- Unmasking AI, Joy Buolawini - ótimo, recomendo!
- Weapons of Math Destruction, Cathy O’neil - ótimo e introdutório, recomendo!
- Rule of Robots, Martin Ford - Bom, recomendo!
- Os Nove Titãs da IA, Amy Webb - Incrível, recomendo!
Menção honrosa vai para Obsidian, que se tornou meu companheiro inseparável diário. Infelizmente ainda nao consegui migrar as notas gráficas para ele (ja que o plugin existente não me atende totalmente), mas não tem mais volta.
Estou inclusive usando o obsidian para organizar uma longa viagem que farei durante Q2+, e está sendo incrível! Todos os processo para a organização estão no obsidian, e está sendo uma operação interessante.
Quanto às outras atividades, tenho me dedicado bastante à escalada, inclusive agora estou em uma viagem específica para isso. A fotografia também segue ao meu lado, e praticando sempre :)
Sigo para uma viagem longa nos próximos meses, espero poder continuar compartilhando conteúdo por aqui :D
Comments