top of page
Foto do escritorVictor Hugo Germano

Obsidian e o Segundo Cérebro

Atualizado: 30 de set.



Tenho usado o obsidian há várias semanas, e tem transformado a forma com que tomo nota das coisas. Vou tentar trazer minha experiência com a ferramenta, plugins e organização de notas que tenho experimentado. Ainda estou adaptando o uso, mas já migrei completamente de um bloco de notas padrão pro obsidian.


Há tempos tenho tido problemas com as minhas notas:

  • Dificuldade de busca por conteúdos que registrei há muito tempo

  • Organização muito rígida que não reflete a realidade das notas (pastas não funcionam bem)

  • Problemas com referências múltiplas

Obsidian veio como um bálsamo para meus problemas. Indicação do amigo Rafael Caceres, comecei a testar e nunca mais voltei. Migrei todas as minhas notas antigas e estou seguindo um processo que está sendo muito produtivo.


Pra quem não sabe: Obsidian é um editor de Markdown gratuito, com várias ferramentas de edição que auxiliam a organização do conhecimento. Pensa numa engine de wiki local, standalone para que você possa ter controle sobre suas notas - sem depender de serviços online. Não gostou de usar? Só desinstala que seus arquivos estão todos garantidos.


Esse text tem 2 momentos:

  • Meu processo com obsidian

  • Como criar notas pra tirar proveito do obsidian






## A ferramenta


Qualquer ferramenta que uso sigo o princípio: testa primeiro, customiza depois. No momento eu estou usando o obsidian com o mínimo possível de plugins. Mesmo assim, me sinto escrevendo numa IDE, com a flexibilidade que qualquer ferramenta de dev me dá.

Meu workspace no obsidian tem: estrutura de arquivos, calendário, grafo de correlação de notas, outline e backlinks. À medida que crio uma nota, vou adicionando links para novas notas e seguindo uma estrutura de organização PARA, da Forte Labs, que explico na sequência.


Os plugins:

  • Calendar: me ajuda a ver o calendário e acessar minhas notas diárias (que é meu principal ponto de entrada de notas)

  • Templater: fenomenal, permite a automatização de muita coisa na criação de notas

  • Dataview: plugin de busca fenomenal, que se integra muito bem com o mecanismo de propriedades de arquivos (descrito via markdown nos arquivos e ampliado pelo obsidian)

  • Paste URL: facilita a vida de quem, como eu, adora botar link no texto




### Como está minha configuração


Em resumo: adiciono propriedades em todas notas seguindo um modelo, que eh definido pelo templater, e junto tudo com dataview


Tudo eh baseado no templater:









Fiz templates para alguns tipos de notas que se interligam:

Projetos se agrupam em áreas, que por sua vez apresentam todos os recursos conectados.


Obsidian traz um mecanismo de propriedades interessante, que pode ser editado como texto ou através da interface. Esse mecanismo permite uma padronização que em conjunto com o dataview, eh lindo de ver. Para listar todos os projetos dentro do seu vault, basta fazer uma lista simples e apresentar tudo numa tabela, mostrando apenas os atributos que vc deseja ver 🥳🥰.

```dataview
table Deadline, Status, tags
from #project 
sort Deadline asc
```



Com as minhas notas diárias, eu consigo criar um journal, que pode ser referenciado no futuro. O calendário me permite fácil acesso, e fiz um template que apresenta uma msg aleatória e uma imagem. Configuro o obsidian para salvar todas as notas diárias num único lugar, e abrir uma nota referente ao dia de hoje.


A complexidade de um template é você que dita. E nesse exemplo abaixo, pode-se ver um pouco do que dá pra fazer com as notas diárias:

---
tags:
  - "#dailynotes"
  - "#resource"
Created: 2023-12-12
Links:
  - "[[Daily Notes]]"
---

<% tp.web.daily_quote() %>     
<% tp.web.random_picture("300x300", "landscape, mountain") %> 

---



A parte mais interessante do Obsidian é o Grafo de relação entre as notas, que permite ter uma visão mais integrada das notas que você cria, e permite uma representação melhor de como o conhecimento se organiza!

Muito Massa acompanhar a correlação entre as ideias/notas. Sao duas visões possíveis: geral de todos os documentos e local, representativa das ligações conectadas com a nota visualizada.

Baixa hierarquia de arquivos (dentro de pastas), muito maior conexão contextual para as notas, numa relação N - N, mais representativa





## Notas e organização do conhecimento


Essa parte é a que estou mais experimentando, e o mecanismo wiki-like do obsidian me ajuda muito! Importante frisar: notas no obsidian são pessoais, e devem estar muito ligadas à maneira que você pensa.

Pessoalmente eu registro notas em Português e Inglês, a maior parte das vezes misturado. Se estou estudando um artigo, ou enquanto eu penso numa nova apresentação, o idioma que melhor representa uma ideia é o que eu uso. Quando a minha nota vai ser compartilhada, dai eu coloco mais esforço em padronizar.


Como referência, Eu uso o PARA Method de organização de notas:



  • Projetos - coisas de curto prazo que precisam de ação mais imediata

  • Areas - Responsabilidade de longo prazo que fazem parte do meu mundo, como “pessoal” “escalada” “lambda3” ou “Meu site pessoal”

  • Recursos - Tópico de interesse que uso como referência é anotações. Literalmente qualquer outra coisa

  • Arquivo - aquilo que não uso mais - projetos finalizados, por exemplo




São as únicas pastas que tenho em meu Vault. A organização das notas se dá através das conexões e links entre os documentos. Pastas não são importantes - pensa no seu vault como uma Wikipedia de conhecimento, em que a conexão entre as notas é multipla, e contextual. Assim ao invés de um folder “faculdade”, adicione uma hash #faculdade e crie uma nota que lista todas as notas conectadas.


Cada pessoa encontra sua própria maneira de representar o conhecimento, e o importante é buscar o seu.


Nisso a abordagem de criar um Second Brain, do Tiago Forte @fortelabs tem funcionado bem para mim por enquanto. Eu registro qualquer idéia que eu tenha numa nota diária, que passa por uma revisão depois e é direcionado para a organização final. Com a flexibilidade de alterar os atributos dos arquivos, posso facilmente ciclar os links a medida que as notas evoluem e meu entendimento sobre o conhecimento também.


Tenho tentado adicionar nas notas diárias, quando tenho uma ideia, uma referência ao que estou estudando/lendo/revendo no dia. No final do dia eu revejo o que foi adicionado e crio links, recursos ou areas. O uso de hashtags e links viabiliza uma integração muito maior dos documentos, que estou amando usar.


Exemplo, antes desse post ser feito, eu fiz uma referência na minha nota diária:

---
tags:
  - "#dailynotes"
  - "#resource"
Created: 2023-12-12
Links:
  - "[[Daily Notes]]"
---

> [!quote] The road of excess leads to the palace of wisdom.
> — William Blake     
![photo by Paul Earle on Unsplash](https://images.unsplash.com/photo-1444927714506-8492d94b4e3d?crop=entropy&cs=srgb&fm=jpg&ixid=M3wzNjM5Nzd8MHwxfHJhbmRvbXx8fHx8fHx8fDE3MDQyNzY5Mjh8&ixlib=rb-4.0.3&q=85&w=300&h=300) 

---

Buscando o conceito de [[Game Design]] onde regras simples se transformam em profundidade e complexidade uma vez que você domina o jogo. Existe um nome pra esse conceito, que perdi nos meus anos de leitura... devia ter iniciado o Second Brain Antes! 

#study [Rules of Emergence in Game Design](https://rctai.medium.com/from-rules-to-emergence-exploring-the-complexity-of-game-worlds-deb960b2c599)

O giovanni sugeriu uma thread com [[Minha experiência com Obsidian]]. Vou escrever.

Uso a hashtag #study como referência futura. Tenho uma lista de anotações onde aparecem essas referência que quando estou com tempo eu revisito para estudar.


Além disso, sempre que encontro uma possibilidade de nova nota como [[Game Design]] eu indico o link, que não necessariamente vai virar uma nota no futuro, mas já é uma indicação.


Como estou usando há pouco tempo, estou experimentando. Junta isso com properties e dataview, e vc tem umas paradas incríveis pra fazer!


## Outros Plugins e Customização

There's a Plugin for that!

A Ferramenta tem centenas de plugins, que resolvem uma infinidade de necessidades dos usuários. Eu já testei alguns, e aproveito para citar aqui aqueles que chamam a atenção, e que podem ser seus aliados no dia a dia escrevendo notas:


  • Kindle Highlights me permite integrar diretamente com a minha base de anotações dos livros que li, gerando também uma grande base de livros e citações dos livros que já li

  • ExcaliDraw - esse ainda vou testar, para substituir os anos de uso do GoodNotes, mas tenho um apego emocional para anotações visuais, e nao quero perder o que já construí


Na thread do twitter que fiz sobre o tema, várias pessoas disponibilizaram informaçõe sobre outros plugins, e reservo aqui o setup do Lucas Santos, que me pareceu incrível




### Onde encontrar informação


Alguns canais tem se tornado essenciais para mim, no estudo da ferramenta e vou citá-los aqui:

Dabi fez muito conteúdo sobre obsidian, principalmente descrevendo seu processo na construção de um Second Brain - recomendo ver o Ultimate Tutorial!




A Nicole Van der Hoeven tem um dos vaults mais complexos que vi. Com muita informação sobre automatização e templates, dá gosto de ver ela apresentando o workspace! Totalmente nencessário:




Conteúdo originalmente publicado no Twitter:






1.581 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


arthurfucher
Jan 18

Você usa somente no computador? Ou usa app também? Se usa app, é suave a sincronização? Se não usa, como faz com anotações quando está longe do pc?

Like

Filipe Panceri
Filipe Panceri
Jan 16

Seria muito legal você compartilhar seus templates (os que forem possíveis)

Like
Victor Hugo Germano
Victor Hugo Germano
Oct 04
Replying to

Aqui você encontra os templates e mais uma explicação a respeito da minha configuração do obsidian: https://www.victorhg.com/post/obsidian-um-ano-depois-e-o-segundo-cerebro

Like
bottom of page