Até onde vai a Bolha da Inteligência Artificial?
- Victor Hugo Germano
- 26 de mar.
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.
A verdade sobre o estado do mercado atual, sendo franco:
Estamos há alguns anos navegando em um mercado que não dá lucro, em uma velocidade completamente insustentável e sem uma perspectiva real de revolução. Não existem nenhum produto realmente transformador que as pessoas estejam correndo para comprar: todos os atuais produtos estão sendo subsidiados por Venture Capital.

Não existe uma justificativa plausível para consumir a toda a água do planeta quando não há lucro suficiente ou benefício real para compensar o tanto de dinheiro sendo jogado na mão de startups. Esse patamar de irresponsabilidade e risco nunca aconteceu! Todas as últimas atualizações foram incrementais e não muito diferentes do que estamos encontrando nos últimos 3 anos!
E ainda assim, durante a semana do SXSW 2025, somos obrigados a ouvir Dario Amodei, CEO da Anthropic, dizer:
"Eu acho que estaremos lá entre 3 e 6 meses, quando IA vai escrever 90% do código. E em 12 meses, podemos estar em um mundo em que IA vai basicamente escrever todo o código possível" - COMO ASSIM?!
Anthropic vai queimar mais de 3 bilhões de dólares e 2025, depois de já ter gasto $5 bi em 2024, e o modelo está sendo desafiado por estratégias mais promissoras de Reinforcement Learning, como as alternativas chinesas. Não existe nenhuma evidência até o momento que os próximos modelos serão revolucionários, e o que melhor podemos esperar é um aumento da produtividade e possivelmente melhores resultados nos benchmarks. Neste ano, a empresa projeta faturar $1 bilhão, sem plano para lucratividade. Assumindo que investidores esperam múltiplos gigantescos, como essa conta fecha?! Estamos todos sonhando?!
No fim de Fevereiro, a Microsoft reduziu seus planos ampliar capacidade computacional em mais datacenters, reduzindo sua meta em mais de 100 Megawatts de potencia. Pra você ter uma ideia, isso é equivalente a todos os datacenters em Tóquio e Londres. Parece pouco? Deve ser muito mais. Todo o processo de leasing foi reduzido: e isso é muito importante!
O que isso sinaliza? Apesar de ainda estar no plano de gastar $80bi em IA neste ano fiscal, um dos principais líderes do mercado está sinalizando que Poder Computacional não vai crescer nos próximos anos. Mesmo já declarando 20bi de gastos extras com AI, dá para esperar que a empresa empurre a plataforma em todas as suas linhas de produto. Inclusive, nessa última semana durante o MVP Summit, até mesmo Vibe Coding está ganhando atenção nas apresentações da empresa 🤦♂️! O que poderia dar errado?!
Para ser justo, pode também significar que a MS super dimensionou o consumo, e pra evitar gastos futuros, está readequando. No fim, a mensagem é a mesma:
Em um mercado que espera aceleração de crescimento, se não for pra multiplicar faturamento, não presta.
Por mais que eu queira acreditar num futuro promissor, eu só vejo desgraça. Mas por enquanto vou focar no que acredito ser o maior motivador para destruição do mercado nos próximos anos.
Quando a Bolha estourar, vamos ouvir o barulho?!
Conforme surgem mais informações sobre o Projeto Stargate, que absurdamente se propõe a investir $500 bilhões na construção dantesca de datacenters no Texas, se torna mais difícil acreditar num número tão absurdo, que nem mesmo as empresas envolvidas estão conseguindo organizar uma explicação coerente.
A primeira expectativa é investir 100bi para produzir 1 Gigawatts de energia e centenas de milhares de GPUs
O que existe hoje no Texas é 1 único contrato, que deve entrar em operação em 2026, e evoluir em fases até alcançar a expectativa
Pra que esta primeira etapa aconteça, o projeto construirá uma Planta de Gás Natural com a capacidade de 360 Megawatt. O projeto ainda na fase de conseguir aval para iniciar a construção. Se tem uma coisa que sabemos, é que todo projeto de construção dá certo e é cumprido no prazo. Certo?
Com a Microsoft tirando o pé na expectativa de construção de mais datacenters, fica tudo a critério dessas duas empresas e sua capacidade de construir datacenters - que convenhamos, nenhuma das duas domina.
Tanto OpenAI e SoftBank se comprometeram a colocar 18 bilhões cada uma para iniciar o projeto Stargate. O problema? Esse dinheiro ainda não existe!
OpenAi está neste momento buscando $40bi de investimento, num valuation de $260 bilhões, com parte desse dinheiro para financiar Stargate. O Softbank está agenciando toda a rodada de investimento, anunciando inclusive que estaria próximo de fechar o round. Isso é muito menos ao que se imaginava no fim do ano passado ($360bi).
Só tem um detalhe: ao que tudo indica, o SoftBank também não tem o dinheiro! 🤡

Masayoshi Son, CEO e famoso investidor da WeWork, aquele delírio da década passada, anunciou os planos de conseguir mais $16 bilhões emprestados para investir em IA, e mais $8 bilhões no próximo ano, além dos $18 bilhões que já estão comprometidos para o projeto Stargate. Confuso? Pois é, vai ficar mais.
SoftBank é gigantesca, mas não é $40 bilhões em dinheiro disponível, gigantesca. Na verdade, segundo as informações aos investidores, vai precisar de empréstimo para bancar a OpenAI e também a aquisição da Ampere, uma empresa de design de chips. Toda a premissa do projeto Stargate está assentada na capacidade do SoftBank de:
Primeiro conseguir $40 bilhões, que virá com 90% do dinheiro emprestado de bancos e seguradoras
Viabilizar os demais $450 bilhões
Como isso para em pé? Como funciona? Para viabilizar esse dinheiro, além de empréstimo, a SoftBank vai ter que vender participação em algumas de suas posições mais valiosas, que é um caminho arriscado. Nessa situação, SoftBank passa a liderar o futuro da OpenAI, e todo o potencial de processamento migraria da Microsoft para Stargate.
Acredito que o mercado se dessensibilizou ao falar desse tipo de investimento: 50 bilhões de dólares em dinheiro para investir na construção de prédio, cabeamento de rede e usina de energia? E isso é APENAS 10% da projeção de investimento? Pra qual produto? Esperando um retorno de 10x ou mais? Como isso para em pé?!
Pra chegar no cálculo absurdo de quanto SoftBank está propondo em gastar:
$18 Bilhões iniciais do Stargate
$3 Bilhões em faturamento de produtos da OpenAI
$30 Bilhões para a OpenAI pago em 12 e 24 meses (na conta dos 40Bi que OpenAI precisa)
Assim, OpenAI depende do SoftBank para sobreviver, ao mesmo tempo que depende do Stargate para cobrir a demanda de crescimento, que também é dependente da capacidade do SoftBank em levantar investimento que por si só precisa pedir dinheiro emprestado para dar para a OpenAI: WTF?!
Isso tudo com uma tecnologia em que a única certeza é que no próximo ano precisará de mais dinheiro para investir em treinamento de modelos e poder computacional?! Sem expectativa de retorno?!
OpenAi projeta torrar 10 bilhões de dólares em 2025. Assumindo que a OpenAI não espera se tornar rentável até 2029, e que na projeção deles, vão queimar 40 bilhões por ano em 2028: COMO ISSO PARA EM PÉ?!
Estamos diante da maior farsa da atualidade, com uma empresa que espera levantar mais dinheiro que qualquer outra startup já levantou na história, e como disse Ed Zitron:
"É melhor atear fogo nessa quantidade de dinheiro vivo, porque ao menos gera calor!"
Nada se compara ao que estamos vendo nesse momento. E mesmo com a perspectiva da OpenAI de focar em aplicações utilizando sua plataforma, nenhum produto "matador" surgiu:
Deep Research é medíocre
Automator custa o olho da cara e é horrível
GPTs não tracionaram e a Agent Store está afundando
GPT 4.5 é uma piada, e está longe do salto de performance prometido
Até mesmo na China já existem indicações de que a aposta em infraestrutura computacional pode ser sido exagerada, e sem a comprovação de produtos realmente inovadores e úteis, todo o investimento pode ter sido em vão.
Eu já disse aqui que nessa corrida do ouro quem ganha dinheiro é quem vende pá.
Pelo jeito, a Jazida descoberta em 2020 está começando a secar, e só nos resta esperar: no fim só vai sobrar terra arrasada.
Achei suas observações e comentários bastante pertinentes com a realidade que a gente vive!
Um misto de medo e alivio ler essas coisas. Embora conheçamos a megalomania dos tech bros, a pior notícia é sempre a próxima. Inventaram um bom esquema de pirâmide, daqueles de vender terreno no ceú e para os reles mortais..só incerteza e desespero mesmo. Ótimo texto!